Por Erik Chaves
O uso de drogas para melhorar a performance dos atletas olímpicos não é novidade. Os vencedores da maratona dos Jogos de 1904, o americano Thomas Hicks, tomou inúmeras doses de estricnina e conhaque durante os 42 quilômetros da corrida. Às vésperas da prova de 100 metros das Olimpíadas de 1920, o treinador da delegação dos Estados Unidos ofereceu a seus atletas uma mistura de xerez com gemas de ovos. Em 1960, o ciclista dinamarquês Hnut Jensem morreu numa das disputas em Roma, como conseqüência da ingestão maciça de anafetaminas. Era o fim dos tempos romântico em que se tratava o doping com a mesma benevolência destinada aos escritores que mergulhavam em absinto nos loucos anos 20 de Paris.
Apenas em 1967, porém, a Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional listou as drogas proibidas. O primeiro histórico caso de desclassificação por doping flagrou o sueco Hans-Gunnar Liljenwall, expulso do pentatlo por consumo de álcool. Os resultados promovidos artificialmente por químicos começavam , ali, a ser punidos com rigor. Mas nem a ameaça de banimento do esporte assustou o canadense Bem Johnson. Em 1988, ele venceu os 100 metros de Seul impulsionado por esteróides anabolizantes, e se tornou o símbolo da charlatanice nas pistas.
As drogas proibidas. Ação e reação. Como as drogas agem no organismo, seus efeitos colaterais e os esportes em que são mais usadas.
EFEDRINA:
O que é: Alcalóide isolado pela primeira vez na China em 1885. Usado por asmáticos.
Como age: estimulante que atua nos sistemas nervoso e cardiovascular. Auxiliar de perda de peso e no aumento de energia. Reduz a fadiga.
Efeitos colaterais: paranóia psicótica, hipertensão, taquicardia e depressão.
Esportes: basquetebol, ciclismo, futebol e voleibol.
TESTOSTTERONA:
O que é: hormônio sexual masculino.
Como age: aumenta a massa muscular, a explosão e a agressividade.
Efeitos colaterais: nos homens, leva à esterilidade. nas mulheres, causa aumento de pêlos no rosto e irregularidade no fluxo menstrual.
Esportes: Atletismo, natação. Basquetebol, levantamento de peso.
NANDROLONA:
O que é: um tipo de esteroíde anabolizante.
Como age: proporciona o desenvolvimento da massa muscular e o aumento de força.
Efeitos colaterais: nos homens, provoca crescimento das glândulas mamarias. nas mulheres , aumento de pêlos e problemas de ovulação.
Esportes: atletismo, natação, basquetebol, levantamento de peso.
ESTANOZOLOL:
O que é: esteroíde anabolizante sintético.
Como age: é utilizado para desenvolver a musculatura.
Efeitos colaterais: nos homens, provoca hipertrofia da próstata. Em ambos os sexos, causa arteriosclerose, disfunção hepática e redução da libido.
Esportes: Atletismo, natação, basquetebol, levantamento de peso.
FUROSEMIDA:
O que é: diurético.
Como age: é usado para perda de peso. Serve para mascarar o doping.
Efeitos colaterais: desidratação, cólicas, náusea e dor de cabeça.
Esportes: boxe, judô, levantamento de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário